Você sabe o que é artrose?

Blog

Você sabe o que é artrose?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial com mais de 65 anos sofre de artrose. Já no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a artrose acomete cerca 15 milhões de pessoas, sendo responsável por, em média, de 30% a 40% dos atendimentos de reumatologia em todo o país.

Comumente confundida com a artrite, a artrose é caracterizada pelo incômodo e dificuldade para realizar certos movimentos, o que impacta negativamente as atividades pessoais e profissionais dos indivíduos que sofrem desse mal. 

E para que você aprenda mais sobre a artrose, o que é, quais são seus sintomas e formas de tratamento, confira este novo conteúdo. Boa leitura! 

O que é a artrose

A artrose, também conhecida por algumas pessoas como osteoartrose, é uma degeneração crônica das articulações. Trata-se de um fenômeno de desgaste natural da cartilagem que reveste os ossos, que faz parte do envelhecimento do ser humano e portanto, não é considerada uma doença.

Ela costuma atingir com frequência as articulações que sustentam peso, como por exemplo o joelho. 

Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária. 

A primeira opção é causada pelo desgaste de uma articulação e o envelhecimento natural do indivíduo. Assim, o uso excessivo com o passar dos anos de determinada articulação pode causar danos à cartilagem, causando dor e até mesmo inchaço. 

Em muitos casos, podem aparecer calcificações em alguns pontos das articulações, os chamados osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio” na coluna.

Já nos casos de artrose secundária, as causas mais comuns para a doença são: 

  • Fatores genéticos;
  • Atividade física com impacto repetitivo;
  • Traumas;
  • Obesidade;
  • Deformidade óssea;
  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo.

Os sintomas da artrose

A artrose manifesta alguns sintomas antes de se tornar um caso clínico. Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas que podem ser indicativos de uma artrose precoce e em progressão. 

Ela pode aparecer em regiões como pescoço, mãos, joelho e quadril, além de atingir a região lombar.  

A limitação de movimento de uma determinada região é o sintoma inicial mais importante. Lembrando que essa rigidez pode vir acompanhada de um rangido.

Assim, podemos dizer que os sintomas da artrose são: 

  • Dor; 
  • Rigidez;
  • Calor na região;
  • Rangidos.

O diagnóstico da artrose

O diagnóstico da artrose deve ser feito por um médico ortopedista ou reumatologista.

Ele irá realizar testes físicos nas articulações onde existe o desconforto, verificar a amplitude do movimento, a presença de inchaço ou vermelhidão, rigidez e sensibilidade. 

Alguns exames de imagem e de laboratório também poderão ser solicitados, como raio-X, ressonância magnética e análise do líquido sinovial (encontrado nas articulações com artrose).

Como tratar a artrose

A artrose não tem cura e o objetivo do tratamento é impedir a sua evolução e aliviar os sintomas, de modo que se possa levar uma vida normal e sem limitações.

Geralmente, o tratamento é realizado por meio de analgésicos (para controle da dor), anti-inflamatórios (para controle da infecção) e narcóticos (quando a dor é muito grande), prática de atividade física, sessões de fisioterapia e terapia ocupacional com exercícios para fortalecimento dos músculos, alongamento e diminuição da rigidez  e também sessões de Quiropraxia.

Artrose e Quiropraxia 

A Quiropraxia é uma excelente aliada no tratamento da artrose. Os ajustes da técnica devolvem a mobilidade para as articulações, trazendo a redução das dores e contribuindo com o bem-estar do paciente. 

Como se trata de algo personalizado, o tratamento da artrose com Quiropraxia pode variar de intensidade dependendo do caso. No entanto, geralmente a indicação é que seja realizada uma manutenção contínua após o término do tratamento inicial. 

No mais, um trabalho multidisciplinar, que inclui exercícios físicos e tratamentos como quiropraxia e fisioterapia, traz um enorme benefício aos pacientes.  

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a artrose e como a Quiropraxia pode ajudar no tratamento, não se esqueça que é sempre fundamental buscar orientação especializada, a fim de que o melhor caminho seja encontrado para resolver os problemas de desequilíbrio do corpo.

E aqui, na Quiro, você encontra profissionais altamente qualificados e preparados para observar cada caso de maneira particular e muito cuidadosa e assim, transformar e melhorar sua vida e saúde através da Quiropraxia!

Marque a sua sessão de Quiropraxia conosco e desfrute de todos os benefícios dessa técnica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIA

Compartilhe

Resumo do Post