Quiropraxia em crianças: quais as indicações e cuidados

Blog

Quiropraxia em crianças: quais as indicações e cuidados

Que a Quiropraxia traz diversos benefícios você já sabe, certo? Mas você sabe que é possível utilizar as técnicas da Quiropraxia em crianças também? 

Além de promover ajustes na coluna, a Quiropraxia em crianças, e até mesmo recém-nascidos, pode ajudar no alívio e na prevenção de lesões musculoesqueléticas. 

E para entender como a Quiropraxia em crianças pode ser benéfica para as crianças,  confira este nosso novo conteúdo.

A Quiropraxia em crianças e bebês

A Quiropraxia é muito utilizada em países da Europa, Estados Unidos e Austrália, e nesses locais é comum que os pais levem suas crianças e bebês recém-nascidos ao quiropraxista para uma avaliação e acompanhamento do crescimento.

Durante a infância ocorre o desenvolvimento acelerado e é fundamental que o corpo esteja funcionando corretamente e, nesse sentido, a Quiropraxia pode trazer inúmeros benefícios aos pequenos, como por exemplo:

  • Evita o surgimento de problemas posturais;
  • A criança tem menos chances de adquirir problemas na coluna durante a fase adulta;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Alivia e controla as cólicas intestinais;
  • Evita crises de dor de cabeça;
  • Controla a dor do crescimento;
  • Ajuda no funcionamento do sistema digestivo como um todo.

Quando levar as crianças ao quiropraxista

Nossa dica é que você leve seu bebê ao quiropraxista dias após o nascimento.

O ideal é que a primeira visita ao quiropraxista seja feita com o bebê ainda recém-nascido, logo após a primeira consulta com o pediatra. Afinal, o parto em si é um momento traumático para a coluna do bebê, principalmente quando se trata de parto natural.

Todas  as forças que atuam sobre a cabeça e a coluna do bebê durante o nascimento podem trazer alterações no posicionamento das vértebras e influenciar todo o funcionamento da coluna e do sistema nervoso. No mais, a posição de mamar, dormir e de ficar no colo pode alterar a disposição correta das vértebras e, como consequência, o seu funcionamento.

Nessa fase podem ser aliviados com o tratamento quiroprático problemas comuns que acometem bebês e crianças, tais como:

  • Irritabilidade;
  • Problemas de sono;
  • Dificuldade para mamar;
  • Cólicas intestinais;
  • Gases.
  • Refluxo;
  • Alteração de equilíbrio ou alinhamento ao engatinhar ou dar os primeiros passinhos. 

A existência de qualquer alteração de posicionamento dos ossos do crânio ou da coluna muitas vezes pode não ser percebida pelos cuidadores, uma vez que a criança ainda é muito pequena e seu corpo acaba se adaptando rapidamente, mas o quiropraxista pode perceber essas pequenas alterações e iniciar o tratamento adequado.

Além disso, na fase em que estão aprendendo a engatinhar e andar, é comum que os bebês sofram muitas quedas e isso pode alterar o posicionamento dos ossos da coluna e da pelve (bacia). Assim, poder contar com a ajuda da Quiropraxia pode ser uma boa ideia para prevenir problemas futuros.

A Quiropraxia ao longo da infância

Não são só os bebês e crianças pequenas que se beneficiam da Quiropraxia. Ela também é indicada para as crianças em idade escolar. 

Nessa fase, elas costumam praticar esportes e brincadeiras que podem proporcionar quedas e traumas. E claro, não podemos esquecer do peso da mochila de todo dia e da postura inadequada na hora de estudar, ver TV ou dormir. Isso tudo pode influenciar negativamente no desenvolvimento da coluna da criança.

Outro ponto que merece destaque é que até o primeiro estirão de crescimento é importante avaliar a coluna para, entre outras coisas, verificar a presença de escoliose. 

A escoliose é um desvio na coluna vertebral que, ao longo do tempo, pode prejudicar a criança em suas atividades cotidianas, causando dor e desconforto. 

Quanto antes ela for diagnosticada, maiores as chances de sucesso no tratamento e a Quiropraxia pode auxiliar na correção da curvatura da coluna, diminuindo a progressão da escoliose por meio do ajuste da articulação da coluna e orientação correta da postura.

Conclusão

Agora que você já conhece mais sobre a Quiropraxia em crianças, saiba que é fundamental sempre conversar com um pediatra de confiança, bem como buscar orientação especializada, a fim de que o melhor caminho seja encontrado para resolver os problemas de desequilíbrio do corpo.

E aqui, na Quiro, você encontra profissionais altamente qualificados e preparados para observar cada caso de maneira particular e muito cuidadosa e assim, transformar e melhorar a vida e saúde dos seus pequenos por meio da Quiropraxia!

Marque uma sessão  e venha conhecer todos os benefícios da Quiropraxia em crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIA

Compartilhe

Resumo do Post