Muitas pessoas confundem o que significa Quiropraxia com outras técnicas, tais como fisioterapia e massagem. Ainda que guarde certas semelhanças, sobretudo pelo fato de também mobilizar o corpo e atentar-se à solução de problemas nesse sentido, há bastante diferença entre elas.
A palavra Quiropraxia vem do grego: “Quiro”, que significa mãos, e “Praxis”, que significa praticar. Então, etimologicamente, é possível que já possamos entender, de forma clara, seu significado: a ideia de “praticar com as mãos”. Não é à toa que o seu grande objetivo consiste em garantir o funcionamento pleno do corpo.
Para tanto, a Quiropraxia conta com técnicas essenciais para restaurar determinadas condições que estejam, eventualmente, desequilibradas ou com o seu funcionamento comprometido. O seu segredo, portanto, reside em realizar manobras no corpo, capazes de corrigir posturas e desequilíbrios. Por isso, quando estamos com dores no pescoço, articulações e tantas outras regiões do corpo, a Quiropraxia pode ser uma boa opção.
A que se dedica a Quiropraxia?
De modo geral, a Quiropraxia não apenas utiliza técnicas específicas para tratar o corpo, mas também se dedica, antes disso, a diagnosticar o real problema da pessoa. Muitas vezes, com as tarefas atribuladas do dia a dia, não nos damos conta da verdadeira origem das dores. À Quiropraxia, portanto, compete, também, esse desafio, em conjunto com o paciente.
Além disso, a Quiropraxia está sempre atenta à prevenção de doenças. Através da implementação de uma rotina regular de práticas orientadas pelo profissional de Quiropraxia, o indivíduo tem a oportunidade de incorporar, em sua rotina, hábitos mais adequados às suas necessidades.
Quais são os benefícios da Quiropraxia?
Além de contribuir enormemente com uma série de problemas relacionados ao corpo, a Quiropraxia é exímia em promover bem-estar. Isso se dá graças às técnicas altamente minuciosas que os profissionais da área, chamados Quiropratas, utilizam.
Dentro do conjunto de procedimentos realizados nas sessões de Quiropraxia, há uma série de análises e movimentos com as mãos, que são feitos com a finalidade de restaurar o alinhamento correto da coluna e de outras partes do corpo. Com isso, dores são aliviadas, já que a tensão muscular da região diminui. Além disso, a Quiropraxia contribui com o aumento do fluxo sanguíneo, garantindo a sensação de relaxamento aos pacientes.
Outro benefício notório da Quiropraxia consiste no fato de ser um tipo de tratamento altamente focado no indivíduo e, por isso, elaborado de modo personalizado. Isso quer dizer que, para cada caso, será criada uma programação diferente para ser realizada durante as sessões. Isso garante total empenho na recuperação do paciente em relação àquilo de que ele, de fato, necessita.
Como saber se preciso de Quiropraxia?
A dúvida sobre o momento certo de procurar por um profissional de Quiropraxia é uma constante para grande parte das pessoas. É importante ressaltar que a Quiropraxia é indicada para todas as dores provenientes do sistema neuro-músculo-esquelético. Por isso, vale a pena atentar-se aos seguintes sinais do corpo, que podem se beneficiar fortemente com as práticas de Quiropraxia:
- Dores nos ombros;
- Dores no pescoço;
- Tensão muscular;
- Dores de cabeça;
- Hérnia de disco;
- Dor ciática;
- Correção de postura;
- Dores nas costas;
- Dores lombares;
- Artrose;
- Dificuldades de movimentação.
Esses são apenas alguns exemplos do que a Quiropraxia pode auxiliar a resolver. Contudo, é preciso ter atenção ao fato de que há casos em que a Quiropraxia não é recomendada, como para fraturas que ainda estejam em processo de recuperação, hérnia de disco grave e em casos de instabilidade na medula espinhal.
Dessa forma, é sempre fundamental buscar orientação especializada, a fim de que o melhor caminho seja encontrado para resolver os problemas de desequilíbrio do corpo. Na Quiro, os profissionais são altamente qualificados e estão preparados para observar cada caso de maneira particular e muito cuidadosa. Marque a sua sessão de Quiropraxia conosco!