A dor nas costas é um problema que afeta muitas pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 80% das pessoas em todo o mundo sofrerão de dor nas costas em algum momento de suas vidas.
Ela pode ser causada por inúmeros fatores, desde má postura e falta de exercício, até problemas lesões e problemas renais. Assim, é fundamental consultar um médico se a dor nas costas for grave ou persistente, pois pode ser um sinal de uma condição mais séria que requer tratamento médico.
E para que você saiba quais são as causas mais comuns para as dores nas costas, não deixe de ler este nosso conteúdo. Boa leitura!
As 10 causas mais comuns de dor nas costas
Em primeiro lugar, vale destacar que é importante consultar um médico se a dor nas costas persistir por dias ou semanas, se for muito intensa ou se vier acompanhada por outros sintomas, como febre, dormência ou formigamento nas pernas ou braços.
Dito isso, entre as causas mais comuns de dor nas costas podemos citar:
1. Má postura
Uma postura inadequada pode causar tensão e dor nas costas. Assim, é importante manter uma boa postura durante todo o dia, especialmente quando sentado ou em pé.
Ter uma postura correta melhora a qualidade de vida de uma pessoa porque diminui a dor nas costas. Além disso, o alinhamento correto do nosso corpo nos oferece movimentos mais precisos e eficientes.
Como consequência disso, a postura correta diminui o volume da barriga, melhorando o contorno corporal.
No mais, quem sofre com a postura inadequada apresenta os seguintes sintomas, além das dores nas costas:
- Ombros curvados;
- Joelhos flexionados quando se anda ou fica em pé;
- Fadiga muscular;
- Dores de cabeça;
- Insônia.
2. Lesões
As lesões nas costas podem causar dor aguda ou crônica nas costas. E entre as lesões nas costas mais comuns podemos citar:
- Distensões musculares: também chamada pelos médicos de estiramento muscular, pode ser bastante dolorosa e impedir que a pessoa realize determinadas atividades físicas durante um certo período de tempo. Ocorre quando um músculo ou o tendão que se prende ao osso é submetido a um esforço que rompe algumas ou muitas fibras.
- Entorses: causados por fatores como obesidade e prática de esportes sem supervisão, é comum o entorse na coluna causar dores lombares. Além da dor nas costas, em alguns casos, ela pode ser irradiada para as nádegas, que ficam anormalmente rígidas.
- Fraturas: as fraturas na coluna vertebral geralmente ocorrem após traumatismos de alta energia, como quedas de altura, acidentes automobilísticos e entre outros, assim como pode ocorrer após traumatismos de baixa energia (geralmente fraturas osteoporóticas ou patológicas). A gravidade de cada caso é determinada de acordo com a localização da fratura, deformidade presente e sintomas associados.
3. Hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando um dos discos da coluna vertebral se desloca ou se rompe, Esse problema ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.
Algumas hérnias de disco não causam sintomas. Outras podem irritar os nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza em um braço ou uma perna.
Nem todos os discos precisam de intervenção e, quando necessário, o tratamento inclui medicamentos, fisioterapia e cirurgia.
4. Artrite
Artrite é uma condição médica que se refere à inflamação das articulações, geralmente causada por uma variedade de doenças reumáticas. Existem vários tipos diferentes de artrite, incluindo osteoartrite, artrite reumatoide, artrite psoriática, artrite infecciosa e artrite gotosa.
Os sintomas da artrite podem incluir dor, inchaço, rigidez e dificuldade de movimento nas articulações afetadas.
Já o tratamento pode incluir medicamentos, terapia física, mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares e dieta saudável, ou, em casos mais graves, cirurgia.
5. Estenose espinhal
A estenose espinhal é uma condição em que o canal vertebral estreita, comprimindo a medula espinhal e os nervos que saem dela. Isso pode causar sintomas como dor nas costas, dormência, fraqueza e formigamento nos braços e pernas.
Ela pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo envelhecimento, degeneração da coluna vertebral, hérnia de disco, osteoartrite e espondilolistese (deslocamento de uma vértebra sobre outra).
O tratamento para estenose espinhal pode variar dependendo da gravidade dos sintomas. Em casos leves, o tratamento é feito com medicamentos para aliviar a dor e terapia física para fortalecer os músculos das costas e melhorar a flexibilidade. Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para aliviar a pressão sobre a medula espinhal e os nervos.
6. Problemas de disco
Além da hérnia de disco, outros problemas de disco, como degeneração do disco ou protuberância discal, podem causar dor nas costas.
A degeneração do disco ocorre quando o disco se deteriora e perde a elasticidade, tornando-se mais propenso a lesões e rupturas.
Já a protuberância discal ocorre quando a camada externa do disco começa a se estender além do seu limite normal, pressionando os nervos e causando sintomas semelhantes aos da hérnia de disco.
Os sintomas dos problemas de disco, além da dor nas costas, geralmente incluem dor nas pernas ou braços, formigamento ou dormência nas extremidades, dificuldade para mover-se e fraqueza muscular.
7. Músculos e ligamentos tensos
Músculos e ligamentos tensos são uma condição médica em que os músculos e ligamentos do corpo ficam rígidos, doloridos e inflexíveis. Isso pode ocorrer por uma variedade de razões, incluindo lesões, estresse, falta de atividade física, postura inadequada, sobrecarga repetitiva e falta de alongamento.
Os músculos e ligamentos tensos podem causar sintomas como dor nas costas, dor no pescoço, dores de cabeça, dor muscular geral, fadiga e dificuldade de movimento.
A prática regular de exercícios de alongamento e fortalecimento pode ajudar a prevenir e tratar músculos e ligamentos tensos.
8. Escoliose
A escoliose é uma condição médica em que a coluna vertebral se curva lateralmente, resultando em uma aparência em forma de S ou C.
A curvatura da coluna vertebral pode ser leve ou grave e pode afetar qualquer parte da coluna vertebral, embora seja mais comum na região torácica.
Suas causas podem variar e podem incluir fatores genéticos, neuromusculares, congênitos ou desconhecidos. Além disso, a escoliose pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em adolescentes durante o surto de crescimento.
O tratamento para a escoliose pode variar dependendo da gravidade da curvatura da coluna vertebral.
9. Problemas renais
Problemas renais, como pedras nos rins ou infecções urinárias, podem causar dor nas costas.
Nesses casos, a sensação dolorosa ocorre na região lombar alta (logo abaixo da caixa torácica), acometendo apenas um dos lados do corpo ou, mais raramente, atingindo os dois lados.
É uma dor aguda e geralmente muito intensa, em especial quando provocada por cálculos renais obstrutivos.
10. Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dor muscular e fadiga generalizada, além de outros sintomas como problemas de sono, dores de cabeça, rigidez matinal e sensibilidade em pontos específicos do corpo.
Trata-se de uma condição crônica e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e que ainda é pouco compreendida e muitas vezes subdiagnosticada.
Como combater a dor nas costas
Existem várias maneiras de combater a dor nas costas, dependendo da causa e da gravidade da dor. Porém, de maneira geral, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
- A falta de flexibilidade pode levar a tensão muscular e dor nas costas, mas exercícios de alongamento podem ajudar a reduzir a tensão.
- Uma postura inadequada pode colocar pressão excessiva nas costas, levando a dor. Assim, tente manter as costas retas e os ombros relaxados ao sentar-se ou ficar em pé.
- O exercício físico ajuda a fortalecer os músculos das costas, reduzindo a probabilidade de lesões e dor. Porém, escolha atividades que sejam adequadas para a sua condição física e que você goste de fazer.
- Ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado, por longos períodos pode colocar pressão nas costas e causar dor.
- O excesso de peso pode colocar pressão adicional nas costas, contribuindo para a dor. Por isso, fique de olho na balança!
- Conte com a ajuda de terapias alternativas, como a Quiropraxia.
A Quiropraxia no tratamento da dor nas costas
Estudos indicam que a Quiropraxia ajuda significativamente na redução de medicamentos para a dor na lombar, desconfortos no pescoço e torcicolo.
Outro benefício notório desse tipo de tratamento consiste no fato de ser elaborado de modo personalizado. Ou seja, para cada caso, será criada uma programação diferente para ser realizada durante as sessões. Isso garante total empenho na recuperação do paciente em relação àquilo de que ele, de fato, necessita.
Porém, para se beneficiar da técnica e se livrar de uma vez por todas da dor nas costas é fundamental buscar orientação especializada. E aqui na Quiro, você encontra profissionais altamente qualificados e preparados para observar cada caso de maneira particular e muito cuidadosa.