Entenda a diferença entre Quiropraxia e Osteopatia

Blog

Entenda a diferença entre Quiropraxia e Osteopatia

Terapias alternativas a cada dia ganham mais adeptos, afinal quem não quer se ver livre de medicamentos, intervenções cirúrgicas ou métodos que agridam o corpo humano? Porém, é preciso conhecer bem cada uma delas e, principalmente, a diferença entre Quiropraxia e Osteopatia, duas especialidades que são usadas para tratar dores no corpo, articulações ou costas.

Muitas pessoas acreditam, inclusive, que seja a mesma coisa, já que ambas tratam da movimentação manual de estruturas do corpo e dicas para conseguir levar um estilo de vida mais saudável. 

Pensando nisso, apresentamos nesse post esses dois tratamentos para que você possa entender a diferença entre eles e encontrar a mais adequada para o seu caso. 

Quiropraxia 

A Quiropraxia conta com técnicas essenciais para restaurar determinadas condições que possam estar, eventualmente, desequilibradas ou com o seu funcionamento comprometido. 

O seu segredo, portanto, reside em realizar manobras no corpo, capazes de corrigir posturas e desequilíbrios. Por isso, quando estamos com dores no pescoço, articulações e tantas outras regiões do corpo, a Quiropraxia pode ser uma boa opção.

Ela também se dedica a diagnosticar o real problema da pessoa e está sempre atenta à prevenção de doenças. Através da implementação de uma rotina regular de práticas orientadas pelo profissional de Quiropraxia, o indivíduo tem a oportunidade de incorporar, em sua rotina, hábitos mais adequados às suas necessidades.

Osteopatia

Fundamentado no princípio da autocura, esse tratamento considera o corpo humano como uma unidade e acredita que quando ocorre um equilíbrio corporal, a cura acontece naturalmente. Assim, baseado nisso, o osteopata busca detectar como as dores se iniciaram por meio de métodos mecânicos e manipulativos para identificar e, enfim, corrigir falhas estruturais corpóreas. 

Focando nos sistemas nervoso e circulatório e levando em consideração a origem do problema, ao invés de apenas os sintomas passageiros, o tempo e quantidade de sessões dos procedimentos dependem da particularidade de cada caso.

No mais, o tratamento tem como objetivo, além de curar, também prevenir as dores.

Diferença entre Quiropraxia e Osteopatia

Veja abaixo as principais diferenças entre essas duas formas terapia:

  • As diferenças entre a quiropraxia e a osteopatia começam pelo local onde foram mais difundidas, enquanto a Quiropraxia se popularizou nos Estados Unidos, a Osteopatia se popularizou na Europa. 
  • De maneira geral, a Quiropraxia se concentra na coluna e no sistema nervoso para diagnóstico e tratamento. Já a osteopatia, além da coluna e do sistema nervoso, também dá importância ao sistema circulatório.
  • Quando o assunto é diagnóstico, além das mãos, a Quiropraxia pode usar outros métodos, tais como exame de sangue, exame de urina e raios-x. A Osteopatia, por sua vez, utiliza mais o exame físico, utilizando outros diagnósticos apenas em casos excepcionais. 
  • A Quiropraxia é muito conhecida pelos estalos, mas eles acontecem também na Osteopatia, porém de forma mais suave e de modo distinto.  

Quais as doenças essas terapias podem tratar

As duas terapias costumam ser procuradas para tratamento das mesmas doenças, como por exemplo:

  • Dores na lombar: causadas por problemas de saúde, má postura, sedentarismo ou fratura. 
  • Cefaleia tensional: tem como sintomas dores que provocam náuseas e podem comprometer as atividades diárias do paciente.  
  • Enxaqueca: fortes dores de cabeça que provocam náuseas, sensação de latejamento e sensibilidade à luz e ao som. 
  • Hérnia de disco: se dá pelo desgaste das estruturas da coluna e pode ser causada por maus hábitos como sedentarismo, obesidade e tabagismo podem acelerar essa deterioração.
  • Escoliose: doença caracteriza pela curvatura irregular da coluna vertebral, fazendo com que ela adquira um formato parecido com a letra “S”, causando dores e desconfortos. 
  • Síndrome do túnel do carpo: compressão de um nervo no punho e apresenta sintomas como formigamento e dormência no braço e na mão. 

Diante de tais diferenças, é importante que as pessoas que estão com dúvidas sobre qual tratamento buscar saibam que, apesar de as indicações serem similares, os tratamentos são distintos, conforme apontado acima. 

Dessa forma, é sempre fundamental buscar orientação especializada, a fim de que o melhor caminho seja encontrado para resolver os problemas de desequilíbrio do corpo.

E aqui na Quiro, você encontra profissionais altamente qualificados e preparados para observar cada caso de maneira particular e muito cuidadosa. Marque a sua sessão de Quiropraxia conosco!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIA

Compartilhe

Resumo do Post